top of page
Fábrica de Roteiros.png

Confira as novas regras para renovação do visto americano

  • fabricaderoteiros
  • 14 de mar.
  • 3 min de leitura


Brasileiros com visto americano devem estar atentos a uma recente alteração nas regras de renovação. Em fevereiro, a isenção da entrevista para renovação foi restabelecida, mas agora é válida apenas para vistos expirados há até 12 meses — antes, durante a pandemia, esse prazo havia sido estendido para 48 meses.


Isso significa que quem ultrapassar esse limite de um ano precisará passar pelo processo completo para renovar o visto e poder viajar aos Estados Unidos.

A mudança entrou em vigor após a assinatura de uma nova lei pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com efeito imediato. Essa alteração faz parte de uma série de medidas tomadas pelo ex-presidente em relação à imigração.


Alan Jones Lunardi, especialista em vistos consulares da Porto Vistos, explica que até o início de fevereiro, era possível renovar vistos vencidos por até 48 meses sem a necessidade de uma entrevista consular. Nesse período, bastava entregar a documentação no Centro de Atendimento do Consulado na data agendada.

— Durante a pandemia, houve essa prorrogação de 12 para 48 meses, para evitar o fluxo de pessoas nos consulados. Agora, voltaram às regras anteriores — ressalta.


Imprevisto


A volta à regra original — com a redução do prazo para 12 meses — já era esperada por especialistas desde o final do ano passado. No entanto, Lunardi afirma que a mudança repentina pegou todos de surpresa, pois não houve nenhum aviso prévio.

Segundo o especialista, o maior impacto será nos vistos de turismo, que fazem parte da categoria B1/B2:


— Algumas outras categorias têm isenções específicas, mas o maior volume desse processo, cerca de 95%, é de vistos de turismo. Por isso, estamos alertando todos sobre essa alteração, já que muitas pessoas estavam acostumadas com o prazo de 48 meses. Também estamos orientando aqueles que estão com o visto vencido há 12 meses a já providenciar a renovação para evitar a necessidade de uma entrevista consular.


Lunardi explica que a isenção da entrevista facilita o processo para os solicitantes, que muitas vezes ficam apreensivos em comparecer à entrevista e conversar com o agente de imigração.

— Nesse caso, em vez de ir à entrevista e levar documentos como Imposto de Renda, extrato bancário e comprovantes de vínculos com o Brasil, o solicitante só precisa entregar o passaporte e a documentação necessária para o preenchimento dos formulários. Não é necessário apresentar provas de vínculos com o Brasil. Basta entregar a documentação e, em até 10 dias úteis, o visto renovado é devolvido — destaca.


Prazos


Em 7 de janeiro, conforme a última atualização no site do Departamento de Estado dos EUA, o tempo estimado de espera para o visto B1/B2 no Brasil variava entre 3 e 28 dias:


  • Brasília: 3 dias

  • Porto Alegre: 9 dias

  • Recife: 14 dias

  • Rio de Janeiro: 28 dias

  • São Paulo: 23 dias


De acordo com a Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil, há requisitos gerais para ser elegível à renovação do visto sem necessidade de entrevista. Confira:


  • Ser cidadão brasileiro ou residente permanente no Brasil

  • Ter menos de 14 anos ou mais de 79 anos, ou ter um visto americano válido (ou que tenha expirado nos últimos 12 meses) emitido quando você tinha entre 15 e 80 anos

  • Seu visto anterior não foi perdido, roubado, cancelado ou revogado

  • Você não teve o visto americano negado na última solicitação

  • Você nunca foi preso ou condenado por um crime, deportado ou impedido de entrar nos Estados Unidos


O órgão ressalta que o processo de agendamento pelo site inclui perguntas que determinarão se a pessoa é ou não elegível para essa solicitação. Caso sejam necessárias informações adicionais, pode ser preciso comparecer à entrevista consular.

— Após a entrega, em até 10 dias úteis o consulado devolve o passaporte, seja com o visto renovado por mais 10 anos ou solicitando uma nova entrevista consular. Embora seja raro, isso pode acontecer — afirma Lunardi, acrescentando que a taxa de negativas permanece entre 10% e 20%, independentemente do governo.

 
 
whatsapp_logo_icon_170905.png
bottom of page