top of page
Fábrica de Roteiros.png

Espírito Santo é um dos cinco estados mais acolhedores do Brasil

  • fabricaderoteiros
  • 6 de mar.
  • 4 min de leitura


O Espírito Santo foi reconhecido como um dos cinco estados mais acolhedores do Brasil para viajar em 2025, de acordo com o Traveller Review Award, premiação anual da plataforma de viagens Booking. O prêmio avalia os destinos parceiros que oferecem "hospitalidade e serviço excepcionais de forma constante". O estado conquistou a quarta posição no ranking.


Entre os locais capixabas destacados pela pesquisa como os mais acolhedores estão: Domingos Martins, Pedra Azul, Santa Teresa, Guarapari e Vila Velha. A escolha do Espírito Santo para o ranking foi baseada na sua combinação única de praias, montanhas e cultura. O estado oferece um litoral paradisíaco e uma região serrana montanhosa, além de uma gastronomia típica e roteiros de agroturismo.


A pesquisa também destacou que o Espírito Santo é uma excelente opção para quem busca equilíbrio entre natureza, lazer e tradições, preservando sua rica história e vibrante vida cultural.

O estudo foi divulgado em 11 de fevereiro e é baseado em mais de 360 milhões de avaliações de clientes verificados. A lista é definida pela proporção de acomodações parceiras que receberam o Traveller Review Award em cada cidade.


O empresário e presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contures), Valdeir Nunes, destacou que cada vez mais os hotéis do estado têm se empenhado em atrair turistas ao mostrar as belezas regionais. "O capixaba já reconhece as belezas locais, mas é fundamental que o resto do Brasil também conheça. É isso que a hotelaria precisa. Ao promover as qualidades do estado, estamos criando um grande incentivo para que nossos hotéis sejam procurados. O turismo começa pelos hotéis, é lá que o turista chega primeiro. Não é na estrutura de lazer ou nas praias, é no hotel. E é através deles que os visitantes irão descobrir as belezas naturais", afirmou.


Além disso, é importante destacar as vastas potencialidades culturais e naturais do Espírito Santo. Os empresários têm investido cada vez mais em infraestrutura para receber turistas, tanto locais quanto de fora. Esse movimento tem impulsionado o desenvolvimento da cadeia do turismo. A cada dia, mais bares, restaurantes, hotéis e pousadas surgem em diversas regiões capixabas, explorando esses potenciais de maneira sustentável.


Conheça mais sobre os destinos eleitos como os mais acolhedores:


Domingos Martins

Conhecida por suas paisagens montanhosas, clima ameno e forte influência das culturas alemã e italiana, Domingos Martins está a apenas 45 km da capital Vitória. Em menos de uma hora, é possível sair das praias da Grande Vitória e chegar à cidade.


Localizada na Região Serrana do estado, com uma população de 35.416 habitantes, de acordo com o último censo do IBGE, a cidade se destaca pela gastronomia e pela decoração típica nas festividades, como Páscoa e Natal. A Rua de Lazer, famosa por concentrar bares e restaurantes, é um dos pontos turísticos mais visitados.


Pedra Azul

Localizado no distrito de Domingos Martins, Pedra Azul é famoso pela formação rochosa que muda de cor até 36 vezes ao longo do dia, segundo o guarda florestal do Parque Estadual de Pedra Azul, José Bellon. "Ela muda para amarelo, verde, laranja, dependendo da incidência de luz solar sobre os líquens presentes na pedra. Esse é um dos motivos do nome Pedra Azul", explicou Bellon.


No parque, os visitantes podem explorar diversas trilhas, algumas das quais levam a piscinas naturais. Além disso, o distrito oferece várias rotas turísticas, como a Rota do Lagarto e a Rota do Carmo, ambas focadas no agroturismo, com atividades como o "colhe e pague" de morangos, hotéis e pousadas de luxo, cafés e lavandários. A região também é conhecida pelas cervejarias artesanais que atraem os turistas.


Santa Teresa

Localizada na Região Serrana do estado, a 87 km da capital, Santa Teresa é famosa por ser a primeira cidade fundada por imigrantes italianos no Brasil. Esse é mais um destino ideal para quem busca um bate e volta no mesmo dia. A presença da cultura italiana é visível por toda a cidade, especialmente na arquitetura das casas e prédios, com destaque para a Rua de Lazer, onde se encontram várias cafeterias e restaurantes típicos da Itália.


No centro da cidade, o Museu Mello Leitão e o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) oferecem uma imersão na história e nas pesquisas do renomado pesquisador capixaba Augusto Ruschi. O local abriga um dos maiores acervos de espécies da Mata Atlântica no Brasil e é conhecido como a terra dos colibris. Outro atrativo é o Circuito Caravaggio, um roteiro turístico que inclui 45 estabelecimentos comerciais, como pousadas, cafeterias e vinícolas. No final do circuito, uma rampa de voo livre oferece uma vista panorâmica dos vales da região.


Guarapari

Situada na Região Metropolitana de Vitória, Guarapari é um dos destinos mais populares para quem busca aproveitar o verão, graças às suas famosas praias. O município, cujo nome tem origem indígena, atrai mais de 1,5 milhão de turistas durante a alta temporada e conta com mais de 50 praias, incluindo a Praia de Areia Preta, conhecida por seu potencial terapêutico, comprovado por estudos.


Além das praias mais populares, há outras mais "escondidas" que merecem ser exploradas. O mar de Guarapari também esconde navios naufragados, que abrigam uma rica biodiversidade marinha. Reconhecida como a capital nacional da biodiversidade, Guarapari é também famosa como a "praia dos mineiros".


Vila Velha

Vila Velha, o ponto de partida da colonização do Espírito Santo, abriga um dos principais atrativos turísticos do estado: o Convento da Penha. Construído a 154 metros de altitude, o convento está cercado por fragmentos da Mata Atlântica e foi fundado por frei Pedro Palácios em 1558, com a imagem de Nossa Senhora das Alegrias.


A cidade também oferece outras atrações, como o Farol de Santa Luzia e a Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada no Sítio Histórico da Prainha. Essa igreja é a mais antiga do estado e compartilha o título de mais antiga em funcionamento no Brasil. Além disso, Vila Velha é famosa por suas belas praias, como a Praia da Sereia, Praia Secreta e Praia da Costa, além das Ilhas Itatiaia. Para os amantes de trilhas, o Morro do Moreno é uma excelente opção.


Estados mais acolhedores


O Brasil ocupa a oitava posição no ranking mundial de premiados, com 67.857 parceiros de viagem reconhecidos no Traveller Review Awards 2025, ficando atrás de países como Itália (207.652), França (155.141), Espanha (147.603), Alemanha (101.951), Reino Unido (88.114), Estados Unidos (70.133) e Polônia (69.693).


Entre os estados mais acolhedores, destacam-se:


  • Santa Catarina

  • Rio Grande do Sul

  • Alagoas

  • Espírito Santo

  • Bahia

 
 
whatsapp_logo_icon_170905.png
bottom of page