Governo brasileiro irá retomar a exigência de vistos para turistas dos Estados Unidos a partir de 10 de abril
- fabricaderoteiros
- 5 de mar.
- 2 min de leitura

A partir de 10 de abril de 2025, o governo brasileiro retomará a exigência de visto de entrada para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.
Essa medida ocorre após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter assinado, em 9 de abril de 2024, um decreto que prorrogou por mais um ano a isenção de vistos para cidadãos desses países, com o prazo expirando no próximo mês.
Dessa vez, o governo não prevê uma nova prorrogação.
O setor de turismo é contrário à medida, argumentando que ela poderá reduzir o número de turistas provenientes desses países.
Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a exigência de visto foi suspensa unilateralmente para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.
No entanto, o governo Lula adotou a medida com base no princípio da reciprocidade, já que os Estados Unidos, Canadá e Austrália exigem visto de brasileiros.
Inicialmente, a exigência de visto deveria ter entrado em vigor em 1º de outubro de 2023, mas após pressão e dificuldades no atendimento aos turistas desses países, o prazo foi adiado em várias ocasiões.
O Ministério do Turismo informou que está atuando em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, que é responsável por aplicar ou não o princípio da reciprocidade.
Além disso, o Ministério do Turismo destacou que o governo desenvolveu um sistema que permite a emissão do visto para estrangeiros em menos de 24 horas, com o objetivo de facilitar o processo para quem deseja visitar o Brasil e evitar impactos negativos na atração de turistas.
Histórico do caso:
Março de 2019 – O governo Jair Bolsonaro suspende, de forma unilateral, a exigência de visto para turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão.
Maio de 2023 – O governo Lula anuncia a retomada da cobrança de vistos para os três primeiros países, mas mantém a isenção para o Japão, que passou a permitir a entrada de brasileiros sem visto para viagens de até 90 dias.
Outubro de 2023 – Data inicialmente prevista para a retomada da exigência, mas foi adiada para janeiro de 2024.
Janeiro de 2024 – Novo adiamento empurra a data para abril de 2024.
Abril de 2024 – Com nova prorrogação publicada em decreto, a exigência de visto passa a valer a partir de 10 de abril de 2025.